No dia 13/12, ocorreu a I Mostra de Inovação e Empreendedorismo do Cesuca. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas entre acadêmicos e comunidade local. A Mostra, organizada em duas etapas, contou, inicialmente, com a apresentação de 7 protótipos criados pelos alunos na disciplina de Inovação e Empreendedorismo, dos Cursos de Administração, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis.

Foram apresentadas soluções vinculadas desde a desenvolvimento sustentável até ergonomia. Na segunda etapa, ocorreu a apresentação do pitch de negócios, construídos na disciplina de Formação de Novos Negócios do Curso de Administração.

Cinco grupos defenderam o seu projeto. Nesta etapa, avaliadores externos, sócios fundadores de Startups locais assistiram, fizeram questionamentos e sugestões aos grupos.

Nas duas etapas o público pode votar nos melhores trabalhos, através da plataforma Slido. O protótipo preferido pelo público apresentou uma solução inovadora para embalagens de pão de alho, muito comum como petisco no RS. Na categoria pitch de negócios, o projeto escolhido foi da empresa Ágape, destinado a idosos e seus familiares, compartilhando soluções para um simples passeio até um apoio técnico e profissional ao idoso.

Para a coordenadora do Curso de Administração, Profa. Caroline Prates, este primeiro evento registra o enfoque dinâmico que a Cesuca vem adotando nos seus componentes curriculares, propiciando ao aluno um conhecimento aplicado e vinculado a demandas locais e emergentes, estimulando a inovação e o empreendedorismo nos estudantes.

Para os sócios fundadores das Startups WhatsShare, URBEX e Plumby (RH CONNECT), o evento foi enriquecedor, principalmente pelos temas abordados que enfocam os pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico).

Para Luiz Lentz e Mariana B. da Rosa (professores essenciais para a realização do evento) este é um momento ímpar para instituição, que deve ser continuado. O contato entre o mercado e os acadêmicos é de extrema importância para o desenvolvimento de ambos.

Despertador para surdos

Fundadores das Startups locais