Em 15 de outubro de 2018, a aluna do oitavo semestre do Curso de Ciências Contábeis da Cesuca, Ana Cláudia Pereira Carpes, participou do Seminário do Agronegócio realizado pela Comissão de Estudos do Setor do Agronegócio do CRCRS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul realizado na cidade de Cachoeira do Sul – RS e conta quais foram suas impressões sobre o evento.

De acordo com aluna, o evento proporcionou uma reflexão quanto a gestão do agronegócio em relação a melhora dos controles internos da atividade. O que em seu ponto de vista, trouxe mais clareza para a tomada de decisão, além de ficar em dia com as obrigações acessórias pertinentes.

Veja seguir os temas abordados descritos pela aluna:

– Controle Gerencial – Abordou a importância dessa ferramenta na tomada de decisão para o alcance de resultados econômicos e financeiros.

– Contabilidade como Ferramenta de Gestão para o Agronegócio – Discorreu sobre o uso da contabilidade como ferramenta de gestão para o agronegócio, abrangendo o controle de custos e controle financeiro da atividade.

– Contribuição Previdenciária da Comercialização do Produto Rural e PRR – Um tema que trouxe esclarecimentos em relação as dúvidas relacionadas as demandas judiciais do Funrural e sobre a legislação e a forma prática de resolver o passivo tributário gerado por essas demandas judiciais.

– Fiscalizações e Cruzamento de Informações – Tema que esclareceu sobre a quantidade de declarações acessórias existentes e como as informações nelas prestadas podem ser cruzadas. Também apresentou assuntos como: “A implementação da nota fiscal eletrônica do Sped contábil e de todas as demais declarações acessórias”, explicando como esses dados disponíveis de maneira eletrônica, propiciam uma grande quantidade de informação aos entes fiscalizadores.

O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Cesuca, Professor Guilherme Pressi, ressaltou que os temas tratados foram de grande relevância para os profissionais contábeis que atuam na área do Agronegócio. Comentou ainda que ficou muito agradecido em ver a participação da aluna num evento grandioso e de temas tão específicos.