A Black Friday, sexta-feira marcada por grandes descontos e promoções, será no dia 23 de novembro. Porém, é necessário ficar atento antes de realizar suas compras. A professora do curso de Direito da Cesuca, Mariana Menna Barreto Azambuja é responsável pelo Balcão do Consumidor da instituição e dá algumas dicas sobre como prevenir imprevistos neste período.

De acordo com Mariana, ao ser enganado ou receber um produto com falha, o consumidor deve contatar a empresa e tentar resolver a situação de forma direta. “Caso não obtenha sucesso, deverá procurar o Procon, os Balcões do Consumidor junto às Faculdades ou o Poder Judiciário”, diz.

O site Reclame Aqui apontou aumento nas reclamações na Black Friday de 2017 em comparação ao ano de 2016. Foram registradas, até às 18h da sexta-feira, 2.378 reclamações. Enquanto isso, em 2016, no mesmo horário, eram 1,5 mil reclamações. O site ainda alerta que um dos maiores problemas alegados pelos consumidores diz respeito à publicidade enganosa.

Um dos maiores problemas é a alteração dos preços antes da Black Friday. Por isso, o consumidor deve pesquisar os valores do produto ou serviço desejados semanas antes da liquidação. Mariana alerta que, em compras realizadas pela internet, o usuário precisa verificar a veracidade e a segurança do site, já que muitas plataformas são criadas nesse período com o objetivo de enganar os internautas.

Outro fator a ser observado é a utilização de cartões de créditos na internet. “Para evitar problemas com cartões, como a clonagem virtual, o consumidor deve conhecer e ter segurança no estabelecimento onde está fazendo a compra. Por fim, é importante sempre verificar se as modalidades de consumo disponibilizadas pelo site são seguras”, explica Mariana.

A Cesuca oferece atendimento gratuito por meio do Balcão do Consumidor todas as sextas-feiras, das 16h até às 17h30. O consumidor deve levar toda a documentação que comprove sua compra ou contratação, como notas fiscais, protocolos de atendimento e recibos de pagamento. Não é necessário agendamento prévio.