No dia 20/10, ocorreu no Centro de Eventos do Park Shopping Canoas o V ENCECC RS – Encontro Estadual dos Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Ciências Contábeis de todo o estado do Rio Grande do Sul e, como nas edições anteriores, os alunos da Cesuca se fizeram presentes também.

Os temas dessa edição eram voltados para uma nova geração de profissionais da contabilidade, bem como seus desafios e suas possibilidades de inovação. Foram apresentados painéis com os empresários contábeis que trouxeram uma nova perspectiva de como um escritório contábil pode destoar daquele padrão já conhecido, sendo este um ambiente agradável e com processos que dinamizam a operação.

Neste sentido a aluna do 6º semestre Marina Pires pontua: “foi uma experiência ímpar, que certamente agregou a mim um amplo conhecimento na área contábil e me mostrou que é uma profissão que está em constante evolução, buscando sempre a melhoria na qualidade do serviço prestado e que exige de mim um empenho para fazer a diferença na área em que eu escolher atuar.”

Já o Talk Show sobre inovações tecnológicas, apontou as direções que a tecnologia trará ao mundo e, claro, à profissão do contador. “O Encontro nos proporcionou maior entendimento sobre como esta área tem evoluído com o passar dos anos e não parou no tempo como muitos têm a impressão. Incentivando o pessoal a caminhar junto às inovações tecnológicas”, palavras da aluna do 7º semestre Laura Campos. Nesse ponto uma questão bastante elucidada fora a importância da informação, e do quanto o profissional de contabilidade tem capacidade de gerar informação.

Para encerrar, o teve uma palestra sobre o Contador 2.0. Numa abordagem simples e direta, o mesmo apontou como as inovações estão presentes em nosso dia a dia e que, se o contador não aderir a esse novo modelo de mundo, estará fadado a ser deixado de lado no mundo dos negócios. A aluna do 8º semestre Ana Carpes coloca que: “Eventos dessa magnitude proporcionam aos estudantes importante contato com profissionais experientes, suas vivências, seus desafios e suas conquistas. Estes nos mostram as infinitas possibilidades e oportunidades que o mercado oferece.”

É consenso de todos os participantes que essa fora a edição mais atrativa de todas, seja pelo formato inovador e descontraído, seja pela forma de interação aliada a tudo aquilo que os jovens gostam de utilizar, tais como aplicativos de mensagens e postagens em redes sociais. Em 2020 estaremos todos lá novamente prestigiando o evento.