A Cesuca – Faculdade Inedi, iniciou um projeto de alfabetização de adultos em setembro deste ano, o “Para Ler o Mundo: Alfabetização de Adultos”. As aulas se estenderão até meados de dezembro e, após a pausa das férias, voltarão em março de 2020.

O currículo inclui, além do processo de alfabetização, questões culturais e artísticas de informação local e global, de acordo com a metodologia apropriada para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. “Levamos em consideração as particularidades de cada aluno, suas necessidades e conhecimentos prévios, ricos em história e cultura, para promover autonomia e consciência crítica acerca de sua realidade”, explica a coordenadora do Curso de Pedagogia e Matemática da Cesuca, Profa. Eliane Moura.

Os encontros são ministrados por monitoria voluntária dos acadêmicos do curso de Pedagogia, cuja seleção se deu a partir de Edital. A coordenação das atividades é feita pela professora Eliane.

Apesar do pouco tempo de funcionamento, o projeto tem mostrado resultados significativos e as aulas estão ajudando a transformar a realidade dos participantes, como conta o aposentado Sílvio Ayres Guedes, de 67 anos.

“Venho de uma família muito humilde do interior do Rio Grande do Sul e passei a maior parte da minha infância na roça, ajudando a sustentar 10 irmãos. Quando me casei e vim para Gravataí, minha esposa estava grávida. Arrumei trabalho em uma metalúrgica e depois de 3 anos veio mais um filho. Não pude mais estudar porque a renda da casa dependia apenas de mim. Hoje estou mais velho e meu sonho é saber ler e escrever “.

As inscrições podem ser feitas em qualquer momento, diretamente na coordenação da Pedagogia, no Campus da Cesuca, todas as terças e quintas-feiras até meados de dezembro. O projeto conta ainda com 15 vagas disponíveis.