Você está convidado para participar de uma rodada de palestras muito importante que vai acontecer na Cesuca no dia 16 de outubro, no turno da noite. Neste evento será discutida a Década Internacional de Afrodescendentes (2015/2024), declarada pela ONU. A iniciativa de trazer o debate para a Cesuca é em parceria com a Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra (CVEN) da OAB/RS.

O presidente da CVEN/RS, Jorge Terra, doutorando e mestre em Direito, vai apresentar o tema “As Constituições de 1824 a 1888 Sob a Ótica da Igualdade Racial”. Na pauta, o tratamento constitucional dado às pessoas afrodescendentes no momento histórico em que elas passam da condição jurídica de escravizadas para “cidadãos livres”. Já a Profa. Ma. Letícia Marques vai abordar o tema “A Contemporaneidade da Mulher Negra no Ambiente Corporativo”.

O intuito destes debates é valorizar e discutir a relevante contribuição dos povos afrodescendentes pelo mundo e, principalmente, no contexto brasileiro. Por compreender que toda essa discussão vai além do espaço acadêmico, o evento é aberto para toda a comunidade. A Cesuca promove estas palestras entendendo a importância do seu protagonismo em projetos de extensão, fundamental para a educação superior, e apoiando as discussões sobre a diminuição da desigualdade e discriminação racial na nossa sociedade.