Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Cesuca vai promover no dia 26 de novembro, às 19h30, dois eventos muito importantes para o combate à discriminação racial. Nesta data, o Auditório da Cesuca vai sediar a Feira da Diversidade e o Troféu Oliveira Silveira, com o objetivo de abordar e discutir a importância das pessoas negras no desenvolvimento do povo brasileiro em suas diversas vertentes, como cultura, educação, religião, literatura, esporte e política.

Durante a feira você pode assistir às oficinas de turbantes, de danças e de Abayomi, além de acompanhar a exposição de livros afros, artesanatos e roupas étnicas. Já o Troféu Oliveira Silveira visa reconhecer as pessoas, entidades e ações que contribuíram para combater as desigualdades sociais e raciais. A Faculdade Cesuca, comprometida com o crescimento e desenvolvimento da região, busca constantemente a interação da comunidade acadêmica e o reconhecimento de personalidades que se destacam em ações que contribuem para estas mudanças.

O evento é uma criação da Secretaria de Responsabilidade Social da Cesuca para homenagear o poeta, escritor e ativista do movimento negro do Brasil e no exterior, Oliveira Ferreira da Silveira. Ele foi o criador do Grupo Palmares, entidade cultural com o objetivo de promover estudos sobre a contribuição das pessoas negros para o povo brasileiro. Vale lembrar que Silveira foi o idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra, que celebramos no dia 20 de novembro.

O troféu que leva seu nome é entregue aos acadêmicos, professores e membros da comunidade por suas ações e trabalhos realizados. As atividades são gratuitas e abertas ao público, participe!