No meio acadêmico é possível desenvolver inúmeras metodologias de ensino, afim de proporcionar ao aluno a possibilidade de acesso a diversas formas de aprendizagem. Uma dessas metodologias é a disciplina ativa, onde o objetivo é oferecer concepções e métodos para a promoção de práticas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos.

Juntar a disciplina ativa às atividades interdisciplinares mostram que cursos distintos podem estar alinhados entre si. É nesse sentido que no dia 04/09/2019 ocorreu uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Laboratório de Gestão I e Gestão Estratégica de Pessoas. Capitaneado pelos Professores Felipe Webber (Ciências Contábeis) e Juliana Saboia (Administração), a atividade baseou-se em alunos da Gestão Estratégica de Pessoas prestando consultoria aos alunos do Laboratório de Gestão no desenvolvimento das diretrizes de habilidades e competências pertinentes a necessidade de pessoas na estruturação de um Plano de Negócios desenvolvido pela segunda disciplina.

Alunos de ambas disciplinas desenvolveram materiais “pré-atividade”, proporcionando que o encontro fosse utilizado para debates, amadurecimento de conceitos e sugestão de melhorias.

A aluna do 5º semestre do curso de Administração Reijane Alexandre comenta que “A dinâmica que ocorreu na aula do dia 04/09/2019, entre nossa turma de Gestão Estratégica de Pessoas e a de Laboratório de Gestão I, foi algo que acrescentou muito. Foi notório que ambos os grupos em cada rodada – tanto o grupo consultor quanto o consultado se empenharam, realmente acolheram a ideia que foi proposta e participaram.” Bruna Guedes (8º semestre da Contábeis) e sua equipe acharam interessante a junção das duas cadeiras “…mesmo tendo intuitos diferentes, o aprendizado de uma, complementou o da outra. A consultoria com a turma de gestão de pessoas foi positiva pois pode mostrar formas de alavancar nossa ideia através de estratégias criativas, coerentes e atuais.”

A formatação desse modelo de aula foi muito bem recebido pelas turma. A aluna Alicia Dias do 5º semestre de Contábeis elucida o formato: “A aula foi diferente, nós alunos do professor Felipe Webber e do grupo Personal Day, recebemos consultoria da turma da professora Juliana Saboia, referente a nossa empresa. O feedback dos consultores agregou ainda mais para o desenvolvimento do nosso trabalho, mostrando pontos de melhorias e de enriquecimento da futura empresa. Excelente trabalho e dedicação dos colegas e professores.”

A Faculdade Inedi – Cesuca visualiza que o emprego de metodologias já consagradas aliadas a novos modelos de aula são uma constante necessidade para tornar o dia-a-dia acadêmico algo bastante interessante e desafiador ao discente.