Em comemoração à Semana Mundial da Alimentação, os alunos do curso de Nutrição da Faculdade Inedi – Cesuca desenvolveram atividades educativas com o objetivo de levar informação para a comunidade escolar. Foi exposto que os alimentos ultraprocessados e cheios de ingredientes impronunciáveis, estão longe de serem boas escolhas, e que bons hábitos alimentares ajudam a prevenir doenças, além de melhorar a qualidade de vida.

Dados nutricionais como valor energético, quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, sódio e gorduras trans precisam obrigatoriamente estar impressos nas embalagens de alimentos industrializados. Essas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visam garantir aos consumidores o acesso a informações sobre os produtos à venda. Contudo, a forma de apresentação desses dados e os termos técnicos dificultam o entendimento. Para facilitar a compressão dessas informações, foram distribuídos folders com dicas de leitura de rótulos, em uma linguagem informal para fácil entendimento.

Além disso, a Semana Mundial da Alimentação é um evento que tem como propósito promover a conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome, além de garantir segurança alimentar e alimentação nutritiva e equilibrada para todos.

Acerca disso, o Diretório Acadêmico de Nutrição (DANUT) junto com a coordenadora Roberta Dalle Molle, propuseram uma ação que teve como objetivo arrecadar alimentos para a Secretária de Assistência Social de Cachoeirinha, que atende a população vulnerável do nosso município.

Na tarde de quarta-feira, 30/10, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação (SMASCH) de Cachoeirinha recebeu mais de 40 unidades de alimentos oriundos dessa ação.